Construtoresdoamanha's Blog

Roda dos expostos

Posted on: junho 8, 2009

roda dos expostos

Ainda comentando sobre o livro A criança terceirizada, não posso deixar de postar sobre a roda dos expostos, pois me chamou atenção.

Para diminuir o abandono foi criada a roda dos expostos que podemos explicar como: “A forma ara quase sempre a mesma: uma caixa de madeira com uma “gaveta” ou um cilindro giratório, com abertura dupla para o exterior e para o interior de uma igreja ou de uma instituição púbica ou privada que acolhia crianças.” (p.29) Funcionava da seguinte forma: a mãe ou outra pessoa que desejava doar um bebê colocava-o dentro da gaveta, tocava a sirene e partia, deixando a criança aos cuidados da igreja ou instituição, a roda dos expostos permaneceu por vários séculos, na Europa e nas Américas.

Fazendo um comparativo com a roda dos expostos e com a atualidade podemos dizer que o abandono de crianças foram e são pelos mesmos motivos, gravidez indesejada, gravidez fora do casamento, miséria dos pais ou morte do responsável.

Para Jose M.Filho crianças que são abandonadas ou ficam muito ausentes dos pais “costumam ter comportamentos alterado, e freqüentemente, mostram tendência a se tornarem agressivas, apresentam baixa auto-estima, além de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, (embora nem sempre a correlação exista de maneira clara e evidente, ou seja, pode haver hiperatividade e déficit de atenção mesmo em crianças bem cuidadas e amadas.” (p.37)

Portanto, crianças mal cuidadas e mal amadas, apresentam, além disso, dificuldades de relacionamento pessoal, baixo rendimento escolar, entre outros fatores que impedem de chegarem a vida adulta bem cuidados e tratados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Nenhum
  • Rogério Oliveira: ainda mais, quando a escola é particular!
  • Ticiane: Não podemos mudar o mundo, podemos melhorá-lo. Mudar a nossa maneira de perceber a consequências de nossos atos. Educar as crianças para que elas

Categorias

%d blogueiros gostam disto: